quinta-feira, 9 de julho de 2009

SOFTWARE

As diferenças entre SL e SP.
O software livre é caracterizado pela liberdade que dá aos usuários, onde eles podem utilizar seus produtos e, além disso, podem executar copiar, estudar e modificar. É importante salientar que ser livre não significa que é um software gratuito.
Uma das características que difere o SL dos demais softwares é o direito dado aos seus usuários de ter acesso irrestrito ao seu código-fonte, podendo reutilizar esse código para uso de terceiros e uso livre legítimo.
Já o software proprietário caracteriza-se por ter o código fechado, o que impossibilita o conhecimento do seu conteúdo por terceiros, e nem pode ser modificado.
O SP possui ainda outro fator que se deve levar em conta, ele é valorizado com produto. Ele requer a venda para obtenção de lucros.
Para utilizar o SP o usuário necessita comprar uma licença, isso exige que o comprador siga varias regras, como o número de computadores que vai ser instalado e isso deve ser especificado na nota fiscal.
Caso um SP seja gratuito ele não disponibiliza a modificação do código-fonte.
Para comprar um software se ele for SL você pode instalar onde e em quantos computadores quiser, mas se for SP não licenciado isso se caracteriza pirataria e o usuário esta praticando um ato ilegal, e fica sujeito a penalidades financeiras, podendo ser responsabilizado individualmente, civil e criminalmente pela violação dos direitos autorais.
Os SL são bons por serem econômicos ao contrario dos SP, também entres algumas vantagens pode-se destacar que o SL proporciona mais segurança, e também possibilita a inovação e a diferenciação o que no SP é restrito.
Como podemos observar é mais vantajoso o uso de SL, pois está se tornando um padrão de mercado para o uso em servidores da internet.
Fonte pequisada: texto “ desmistificando os software livre de Viviane Bessa Ferreira”

Nenhum comentário: